Custom Search

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Confessando o Nome de Jesus

Durante o século XVI, muitos cristãos sofreram torturas e morreram nas mãos da Inquisição. Ser cristão implica em pagar um preço. Quando nos lembramos do exemplo de Paulo na prisão, recobramos a coragem para proclamar o evangelho sem temor. Devemos ter um amor profundo pelas almas perdidas e que vivem escravas do pecado. Devemos recordar que “a nós foi concedida a graça de padecermos por Cristo e não somente de crermos nele” (Filipenses 1:29).

Paulo se alegrava no Senhor de poder estimular outras pessoas a uma entrega mais profunda a Cristo. Os outros podiam ver que ele estava disposto a exaltar o Senhor no seu corpo, quer pela vida, quer pela morte. O viver é Cristo, o morrer é lucro - dizia. (Filipenses 1:20,21). Paulo estava disposto a considerar todas as suas coisas como perda, simplesmente para conhecer mais de Jesus, seu Senhor (Filipenses 3:7,8). Toda sua antiga reputação, seus antecedentes, seus títulos, sua própria justiça, nada valiam. Ele queria o melhor, conhecer a Cristo. Paulo tem um desejo tão fervente de alcançar esta meta que se esquece do seu passado e olha adiante, o prêmio do supremo chamado de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3:12,14). Ao ver o exemplo do apóstolo, podemos entender porque se atreve a dizer “Sejam meus imitadores e observem aos que andam segundo o exemplo que tendes em mim” (Filipenses 3:17).

Nosso primeiro exemplo sempre deve ser o próprio Jesus, pois Jesus é o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:2). O exemplo de Jesus é único. Chegar à altura da plenitude de Cristo é a meta do cristão (Efésios 4:13). Era isto que na verdade Paulo queria dizer. O exemplo de Jesus aparece descrito em Filipenses 2:1-11. Sua maneira de pensar, de sentir., Ele era Deus e despojou-se de si mesmo, esvaziando-se, renunciando seus privilégios, tomando a forma de servo e se fazendo semelhante a nós, identificando-se plenamente como ser humano (Filipenses 2:7). Humilhou-se a si mesmo, foi obediente até a morte e morte de cruz, onde morriam os malditos, a escória do mundo (Filipenses 2:8). Por isso Deus o exaltou ao máximo. A exaltação vem pelo caminho da humilhação. Deus deu a Ele o Nome acima de todo nome (Filipenses 2:9). No último dia, diante desse Nome todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor (Filipenses 2:10,11).

É desta maneira que se obtém a salvação: confessando a Jesus como Senhor. Esta confissão implica toda a obra redentora e seu propósito. Esta confissão é o ponto culminante do plano de Deus para a nossa salvação, levado a cabo por Cristo. Assim, quando cremos em nosso coração e proclamamos com a nossa boca que Jesus é nosso Salvador e Senhor, estamos confessando a realidade de Sua obra, completa, desde que se fez homem, até o momento que foi exaltado à destra de Deus. Através desta confissão, Deus nos declara justos e inocentes. Esta é a mensagem do evangelho. Este é o evangelho que devemos pregar para que todos possam obter salvação eterna em Jesus Cristo.

Roberto Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Custom Search