Custom Search

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Graça é de Graça

Dr. Phillip Yancey coloca com muita propriedade sua interpretação da graça divina, que ele resume em duas frases: “Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais” e “Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos”.
De fato, isto ilustra de forma adequada a nossa total incapacidade em alterar o amor de Deus pela Sua criatura. Acredito realmente que, da mesma forma como amamos nossos filhos, Deus nos ama, de forma incondicional, plena. Por mais que nos “esforcemos” em não merecer seu amor, ele ainda assim nos ama e quer nos salvar. Isto não significa que Deus não se alegre com nossas renúncias, nossa busca de conhecimento e mesmo cruzadas em benefício de causas justas, e também não se entristeça quando mostramos nosso racismo ou orgulho, ou quando nos voltamos à pornografia ou quando praticamos o adultério ou mesmo homicídio.
Da mesma forma que tentamos educar nossos filhos e, por amor a eles, impomos restrições e ações corretivas, da mesma forma Deus nos permite passar por tribulações, que nada mais são que “ações educativas” por parte dele, para corrigirmos nossas atitudes e não nos desviarmos de seu caminho, de forma a alcançarmos a salvação que ele põe à nossa disposição.
Assim como ensinamos a uma criancinha que não se deve comer terra, pois faz mal, e ensinamos ao adolescente para não usar drogas, Deus também tenta nos ensinar que o pecado mata, tanto quanto usar drogas ou comer terra. No entanto, a criancinha ou o adolescente ainda não tem um completo discernimento para diferenciar o certo do errado. À medida que estudamos a palavra de Deus, não temos desculpas para não seguí-la. O conhecimento adquirido faz com que a nossa responsabilidade pelos atos praticados seja multiplicada. Se pecamos, normalmente é de forma consciente e apesar de sempre querermos justificar o erro apelando para o fato de sermos humanos sujeitos à fraquezas, devemos ter em mente que nosso objetivo é alcançar uma santificação de vida que faça com que Deus se orgulhe de nosso esforço em agradá-lo.
A Graça Deus nos dá de graça. Seu amor é total. A salvação depende do nosso livre arbítrio.

Roberto Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Custom Search