Custom Search

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Que a Bíblia Fala Sobre Graça

Em Atos 15:1-2,11,22-29, lemos (www.bibliaonline.com.br, Almeida Corrigida e Revisada Fiel):
"
1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
"

A tentação de querer arrumar as coisas na antiga igreja mostra-se claramente nesta passagem, quando alguns homens tentar tirar a simplicidade da mensagem do Evangelho.
Eles insistiam que o rito da circuncisão deveria ser uma prática necessária para a salvação cristã. Eles estavam tentando colocar a salvação sob as regras das Leis de Moisés. Primeiro os gentios deveriam se tornar judeus para depois se tornarem cristãos.
Uma conferência foi requisitada entre os apóstolos e anciãos de Jerusalém e a conclusão foi que os gentios bem como os judeus são dependentes da Graça de Deus em Nosso Senhor Jesus Cristo para atingir a salvação.
A carta continua com a menção de restrições razoáveis tanto para os gentios novos cristãos como para os judeus cristãos, pois as restrições ajudariam os cristãos a evitar contato com qualquer tipo de idolatria pagã.
A salvação é pela Graça, e apenas pela Graça. Qualquer coisa adicionada a isto é heresia.
Graça não é decorrente do que fazemos, mas do que Cristo fez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Custom Search